Nota de Repúdio – Racismo e Agressões que culminaram em morte de inocente

//Nota de Repúdio – Racismo e Agressões que culminaram em morte de inocente

Nota de Repúdio – Racismo e Agressões que culminaram em morte de inocente

NOTA DE REPÚDIO

O MOVIMENTO MENINAS CRESPAS vêm perante a Sociedade Gaúcha, e em especial aos membros da Direção do Hospital Dom João Becker do Município de Gravataí, assim como ao seu Corpo de Funcionários, demonstrar um sentimento de repúdio, indignação e revolta, referente aos fatos que ocorreram em 18/04/2020 naquela instituição. Que resultaram em uma violenta agressão que atingiu à Família Lopes Fonseca.

No último sábado, o senhor Everaldo da Silva Fonseca estava acompanhando sua esposa, a senhora Maria Gonçalves Lopes que estava internada no Hospital Dom João Becker.
Num determinado momento, o senhor Everaldo foi abordado pelos funcionários do Hospital, e acusado do furto do celular pertencente a uma técnica de enfermagem. E no mesmo instante começou a ser agredido aos berros por xingamentos racistas, juntamente com agressões físicas.
Sua esposa que presenciou o fato, desesperada começou a se debater e gritar para defendê-lo. Nesse ínterim, ele foi retirado à força do quarto abaixo de agressões e aos prantos foi colocado para fora da instituição. Nesse meio tempo, sua companheira de mais de trinta anos veio a sofrer um ataque cardíaco, e veio a falecer.
As agressões ao senhor Everaldo só cessaram quando o celular foi encontrado numa sala onde os funcionários costumam ficar.
Após verem que toda aquela situação surgiu de um “infeliz equívoco”, os funcionários ofereceram um suco e um lanche para o senhor Everaldo, com um simples pedido de desculpas.
“Um equívoco” que custou ao agredido a perda de sua amada esposa, e a perda de sua dignidade como Cidadão pagador de impostos, como Homem Negro, e principalmente como Ser Humano!
A perda de um ente querido é irreparável. E ficará para sempre gravada na Alma da Família Lopes Fonseca. Mas toda esta situação poderia ser evitada, se os Negros e Negras fossem considerados Cidadãos de Fato e de Direito na Sociedade Gaúcha e Brasileira. E se as Instituições Federais e Estaduais aplicassem as leis de forma equânime para Negros e brancos.
Exigimos não apenas uma simples retratação pública. Exigimos uma reparação por danos morais, bem como a punição criminal de todos os envolvidos nesta agressão provocada e perpetrada de forma torpe e covarde, que teve como consequência a perda de uma vida inocente.
O Brasil só será um país civilizado quando a lei for igual para todos os seus cidadãos. Só assim, nós poderemos evitar que fatos como este continuem sendo lugar comum!

Perla da Silva dos Santos
PRESIDENTE DO MOVIMENTO MENINAS CRESPAS